Nesta edição a Jornada Acadêmica de Ensino, de Pesquisa e de Extensão do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia estará recebendo trabalhos acadêmicos, desenvolvidos no âmbito Universitário/Cientifico. 

São consideradas propostas de trabalhos a serem apresentadas aquelas que proporcionem interseções com a temática geral do evento e/ou com algum dos sete eixos temáticos (Anexo I) da Jornada, nas modalidades: comunicação oral ou pôster.  

MODALIDADES DO TRABALHO E SUA NATUREZA 

1.1 Comunicação Oral 

1.1.2 Conteúdo e Escopo 

A proposta para a modalidade Comunicação Oral deverá estruturar-se em introdução/justificativa/objetivos, metodologia, resultado(s) e considerações finais, relatando percursos metodológicos e resultados (ainda que parciais), relativos a projetos de ensino, pesquisa, extensão ou inovação. 

1.1.3 Instruções Técnicas 

O trabalho deve ser entregue em formato de vídeo, podendo ter o formato de (a) uma apresentação de imagens e textos, estáticos ou dinâmicos, com narrativa de fundo, ou (b) palestra realizada por uma ou mais pessoas da equipe responsável.  Em ambos os casos, o tempo total do vídeo não poderá exceder 15 minutos.  

Tanto o texto quanto a narrativa devem estar em língua portuguesa. No seu início, o vídeo deverá apresentar o título do trabalho, o nome do(a, os, as) autor(es,as) e sua filiação institucional. No final, devem aparecer as referências, apresentadas conforme as normas atualizadas da ABNT.  

A correção do trabalho, no que tange a ortografia, gramática, fidedignidade dos dados e atendimento às normas técnicas, é de inteira responsabilidade da pessoa ou equipe responsável. Não haverá possibilidade de reenvio para ajustes de qualquer natureza.  

Seguem sugestões de ferramentas e instruções respectivas, para a criação do conteúdo: 

  1. Arquivo de apresentação com áudio, usando o Microsoft Power Point:  (Clique aqui)
  1. Active Presenter : (Acesse o Tutorial Aqui)

Vale ressaltar que quaisquer ferramentas podem ser usadas para elaborar o vídeo, desde que o produto final atenda às especificações aqui determinadas, em termos de forma, conteúdo e metodologia. 

1.2. Pôster 

A proposta de Pôster deve conter em sua estrutura: introdução/justificativa/objetivos, metodologia, resultado(s), considerações finais. O arquivo digital do pôster deve estar no formato PDF, com as dimensões de 90 x 120 cm e devem conter as marcas do evento conforme modelo . Os arquivos serão disponibilizados no site do evento em página específica para este fim e ficarão disponíveis para consulta durante o período do evento.  

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

A submissão de trabalhos será feita mediante inscrição no site do evento: www.japex.uneb.br através do link inscrições. Após sua inscrição, o Autor deverá redigir um e-mail para japex@uneb.br informando os dados do Trabalho e o eixo temático a qual o trabalho se enquadra. Também será necessário a submissão do Termo de Consentimento.

AVALIAÇÃO DO TRABALHO

A análise e o julgamento das propostas serão feitos pelo Comitê Científico e divulgado no prazo previsto no cronograma. Serão analisados os seguintes critérios:

  1. Adesão à temática do evento e/ou eixos temáticos;
  2. Adequação às normas de submissão, como duração e formato;
  3. Atualidade do tema apresentado;
  4. Relevância para a temática.

ANEXO I

Tema Central da III Japex:

A importância do conhecimento em tempos de crise: o papel da Universidade

Eixos Temáticos

Eixo 1A Extensão Universitária: da teoria à prática
 EMENTA: A ação extensionista, enquanto intervenção social, parte do entendimento da Extensão como aspecto essencial para a democratização do saber acadêmico, e da possibilidade de se constituir como instrumento para a relação dialógica envolvendo a universidade e a sociedade. Essa ação se realiza através das experiências de valorização da cultura e do conhecimento desenvolvido em determinada comunidade, e da interferência de aspectos da realidade de um local, permeado pelo saber universitário e vivenciado no cotidiano dos espaços não acadêmicos.Este eixo temático recepcionará trabalhos que explicitem projetos, vivências e/ou pesquisas que apresentem a relação entre a teoria e a prática extensionista.
Eixo 2Articulando a pesquisa e o ensino
 EMENTA: Considerando que o Ensino e a Pesquisa por mais que sejam “acessíveis”, estão, pelas próprias características de suas práxis, circunscritos predominantemente ao ambiente da academia. Nesse sentido, a Extensão se apresenta como a possibilidade de articular e democratizar os conteúdos acadêmicos sistematizados por essas áreas. Neste eixo temático serão considerados trabalhos que tratem da articulação entre a Pesquisa e o Ensino na perspectiva em que se complementam e se autoalimentam, fortalecendo a tríade de sustentação da universidade.
Eixo 3A Extensão como prática de pesquisa
 EMENTA: A ação extensionista pode se apresentar como a possibilidade de envolver as comunidades e a Universidade com a Pesquisa e por meio da Pesquisa e, conseqüentemente, condicionar a identificação do sujeito com a Universidade nesse âmbito. Este eixo temático recepcionará trabalhos que apresentem resultados (parciais ou finais) das pesquisas aplicadas na intervenção social no interesse da sociedade.
Eixo 4As práticas docentes na Extensão
 EMENTA: Este eixo tem relação com os conceitos, os métodos e os procedimentos das práticas de Extensão universitária requeridos na institucionalização de projetos e programas de extensão, visando ressaltar as práticas extensionistas que se articulem com os componentes curriculares dos cursos de graduação, de pós-graduação. Neste eixo temático serão recepcionados os trabalhos que destaquem as práticas docentes em seus aspectos metodológicos ou pedagógicos que enfatizem a articulação dos componentes curriculares de graduação ou de pós-graduação, com a extensão universitária.  
Eixo 5Tecnologias, Educação e Saúde
 EMENTA: Este eixo tem como objetivo recepcionar trabalhos que estimulem a realização de trabalhos e projetos que disseminam o espírito inovador e apoiam o desenvolvimento intelectual, de forma a contribuir com os processos de Propriedade Intelectual, voltados para as áreas de Educação e Saúde.
Eixo 6Interdisciplinaridade em Pesquisa e Extensão Universitária
 EMENTA: Neste eixo serão recepcionados trabalhos que tratem de reflexões, discussões sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão, bem como resultados de pesquisas ou de ações extensionistas desenvolvidas e já concluídas.
Eixo 7Fortalecimento da pesquisa e pós-graduação na Universidade
 EMENTA: Este eixo recepcionará propostas de trabalhos científicos que discutam a pesquisa e a pós-graduação no contexto atual, considerando o Sistema nacional da Pós-Graduação (SNPG) e o impacto na avaliação das universidades, bem como resultados de pesquisas desenvolvidas e já concluídas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu.